Saber o momento certo de contratar um seguro de vida é uma dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas que desejam adquirir este produto. Grande parte delas acredita que essa decisão só deve ser considerada quando estiver com idade mais avançada. Mas será que contratar um seguro de vida só é ideal se for uma pessoa mais velha? O que é importante nessa contratação? Não deixe de ler este artigo até o final e saiba mais sobre o assunto.
Seguro de vida: idade ideal
O avanço da idade aumenta as possibilidades de falecimento natural de um segurado. Dessa forma, a seguradora sabe que precisará arcar com o valor de indenização em momento próximo.
Por exemplo, uma pessoa com idade na casa dos 90 anos ao contratar um seguro de vida sem carências, tem uma maior chance de acioná-lo pagando o mínimo de parcelas. Inclusive isso poderia acarretar um grande número de fraudes.
Por isso, as seguradoras estabelecem um limite de idade, geralmente limita-se aos 70 anos de idade ou ainda torna-se o processo bem complexo nas idades superiores a esta.
As pessoas mais novas contratam um seguro de vida por um valor bem menor, isso porque elas possuem riscos menores de falecimento de causas naturais.
Contratar um seguro de vida aos 30 anos é mais barato que aos 40. Contratar aos 40 anos é mais barato que aos 50 e assim sucessivamente.
Portanto, o momento ideal seria o quanto mais jovem o cliente fosse, já que ele desembolsa valores menores. Geralmente, as pessoas mais jovens se preocupam menos em guardar dinheiro e faze uma reserva financeira. Logo, o seguro seria uma decisão importante.
Além disso, contratar um seguro de vida garante que o segurado proteja-se por um período maior e assim pode reduzir o impacto que os incidentes e imprevistos podem causar.
Como fazer a escolha do seguro de vida?
As seguradoras oferecem diferentes possibilidades de coberturas. Recomenda-se que o segurado escolha aquele que atenda as suas necessidades.
Dessa forma, deve ser levando em conta todos os riscos que essa pessoa se exponha diariamente em sua vida.
Se o segurado trabalha diariamente com veículo ou se ele se expõe a produtos perigosos é importante que ele tenha a certeza que o seu seguro cubra acidentes e possíveis estados de invalidez, temporária ou permanente.
É muito caro contratar um seguro de vida?
Financeiramente falando, os consumidores costumam avaliar a contratação de um seguro pensando apenas no valor que pagam de prêmio, mas esquecem do custo-benefício que ele oferece.
O futuro é algo incerto, pois ninguém sabe o que pode acontecer. Dessa forma, contratar um seguro pode minimizar os impactos que um incidente ou uma situação difícil pode trazer.
Os valores de um seguro de vida levam em conta muitos fatores, como o perfil do segurado e os riscos as quais eles estão expostos. Assim como as coberturas adicionais que o cliente queira acrescentar.
Fique atento a não somente as situações de cobertura, mas também a localização. Ou seja, em que locais este seguro cobre os sinistros.
Cuidado importante na hora de contratar um seguro
Na hora de contratar um seguro é importante avaliar todos os fatores, como vigência, carência, atualização dos valores, área geográfica da cobertura, eventos cobertos e muitos outros itens.
Além disso, fique atento ao preenchimento do seu perfil, a omissão ou a falsidade de alguma informação pode custar o não pagamento da indenização. Afinal, a empresa pode considerar que houve tentativa de burlar o sistema.
A escolha do beneficiário também merece toda atenção, pois caso não conste na apólice, será obedecida a ordem sucessória contida na legislação.
A escolha da seguradora faz toda a diferença. Por isso, pesquise na internet antes de fechar o contrato. Procure por indicação de terceiros e analise os principais problemas enfrentados pelos clientes.
O ideal é consultar um advogado especialista em seguros para que ele traga a orientação correta e ajude o consumidor a tomar a melhor decisão.
Calcule também o valor do prêmio máximo que caiba em seu orçamento, pois o atraso nas parcelas pode significar o cancelamento do seguro. Ou seja, em caso de sinistro, a desobrigação de realizar o pagamento da apólice.
Conclusão
Contratar um seguro de vida é bem mais que o oferecimento de dinheiro, mas sim o sinônimo de segurança e tranquilidade no futuro.
Ainda que esse tipo de produto não seja dos mais baratos, o seu custo-benefício é elevado. Afinal, nada é mais importante que a vida e a saúde de qualquer e daqueles que estão ao seu redor.
E para que essa experiência fique ainda mais tranquila e segura, o ideal é contar com os serviços de um advogado especialista em seguros. Certamente os riscos de ter um problema futuro serão bem menores.