Palavras-chave proibidas no assunto do email marketing

Ao criar uma peça de email marketing é bastante comum que o assunto seja a última coisa a ser criada, e a rotina acaba sendo definida por:

– Definir o objetivo da mensagem a ser enviada;
– Delimitar o público;
– Montar o conteúdo em texto e o layout;
 Revisar tudo e, finalmente, pensar em um título que irá compor o assunto do email enviado.

Muitas vezes, essa última parte é feita às pressas por ser o gran finale desse processo, ainda mais se o prazo está apertado.


O assunto do email marketing

Com toda certeza o assunto é uma das partes mais importantes dessa saga chamada Email Marketing.

Mas você já parou para pensar que existem palavras usadas no título que podem dificultar o sucesso do seu email?


Ah, o assunto…

É como a cereja do bolo, pois é ele que dá o toque final e torna o material que você está enviando muito mais atrativo, como um convite. Afinal, de nada adianta desenvolver um email todo trabalhado no conteúdo e com um visual bacana e pecar na hora de escrever o título, utilizando palavras que não favoreçam a abertura do email.

Na verdade, resolvemos abordar esse tema principalmente por causa do terrível e amargurado SPAM, lugar onde nenhum remetente quer parar. Como sabemos, é comum que os servidores de email utilizem filtros anti-spam, com o propósito de filtrar certos emails que não deveriam chegar na caixa de entrada. Tá, mas o que isso tem a ver?

Partes do email

Aliás, algumas das palavras que você utiliza no assunto do email marketing podem ser um critério para a classificação como spam! Por serem clichês, contudo, alguns termos são facilmente reconhecidos pelos filtros, impedindo que o email enviado alcance a linha de chegada, ou melhor, a caixa de entrada. Portanto, para não correr esse risco, trouxemos dicas sobre o que você NÃO deve fazer, ou melhor, reunimos palavras que NÃO são aconselhadas a serem utilizadas no título do seu email.


Lista de termos que você deve evitar no assunto do email

Separamos as palavras abaixo por categoria, a fim de que você entenda melhor porque não é indicado utilizar esses termos.

Comércio

Comércio

Expressões relacionadas à venda de produtos e serviços são, principalmente, os maiores alvos dos filtros anti-spam:


  • Compre
  • Aproveite
  • Grátis
  • Desconto
  • Promoção
  • Oferta
  • Imperdível
  • Preços / Valores
  • Frete grátis
  • Despachamos para todo o Brasil

Atenção/urgência

Urgência

Utilizar o senso de urgência pode ser uma ótima ideia para levar o seu público a praticar alguma ação, mas palavras como essas geralmente são classificadas como spam:


  • Agora / Já
  • Última chance
  • Hoje
  • Tempo limitado
  • Não perca tempo
  • 24 horas
  • Urgente
  • Imediato
  • Só até amanhã

Chamadas

Chamadas

Escrever assuntos de email com termos focados na persuasão como uma boa ferramenta de marketing também podem parecer eficientes, mas têm a grande tendência dos seus destinatários nem visualizarem.
As famosas Call-To-Action, igualmente conhecidas como CTAs, ilustram bem isso:


  • Clique
  • Assine
  • Visite o site
  • Saiba mais
  • Dê uma olhada
  • Leia agora
  • Não exclua
  • Veja isso
  • Confira
  • Abra
  • Isso não é spam
  • Atenção
  • Especialmente para você
  • A informação que você pediu

Oportunidades de trabalho e aperfeiçoamento profissional

Oportunidades de trabalho e aperfeiçoamento profissional

Termos que façam referência ao mercado de trabalho, oferecendo vagas, cursos ou materiais também são exemplos do que, certamente, deve ser evitado:


  • Vagas abertas
  • Telemarketing
  • Curso
  • Curso online
  • Oportunidade
  • Agência de modelos
  • Oferta de emprego
  • Parceria
  • Lista de emails
  • Lista de contatos
  • Divulgue seu/sua
  • Marketing por e-mail
  • Sites de busca

Finanças / Rendimento

Finanças / Rendimento

Palavras que expressem a ideia de ganhar dinheiro e, acima de tudo, vantagem nos lucros são outras que costumam ser captadas pelos filtros. Quem nunca viu seu filtro de spam com emails assim?


  • Ganhe dinheiro enviando emails
  • Trabalhe em casa
  • Renda Extra
  • Dinheiro
  • Crédito
  • Seja seu próprio patrão
  • Aplique agora
  • Taxas baixas
  • Dobre sua renda
  • Ganhe $
  • Pago semanalmente
  • Pagamento imediato
  • Dinheiro a sério
  • Dinheiro rápido
  • Liberdade financeira
  • $ $ $
  • Saia da dívida
  • Elimine a dívida
  • Reduza suas taxas
  • Refinancie
  • Bônus
  • Livre
  • Empréstimo
  • 100%
  • Vencedor

Emagrecimento / Estética

Emagrecimento / Estética

Essa dica vale principalmente para empresas que trabalham com produtos, slim 360 ou serviços focados em emagrecimento e assuntos relacionados. Assim como nos exemplos acima, aposto que seu spam já deve ter recebido pelo menos alguma vez emails com títulos assim:


  • Emagreça
  • Dieta
  • Por que não consigo emagrecer
  • Perca peso
  • Perder gordura
  • Fique sarado
  • Secar barriga

ATENÇÃO: Utilizar as palavras da lista acima não significa com 100% de certeza que seu email será considerado spam, mas como mencionado no início desse post, os serviços de email como Gmail, Hotmail, Yahoo, UOL, etc., costumam usá-las como fator de filtragem. Portanto, para evitar que isso aconteça, é recomendado não utilizar esses termos nos títulos das mensagens que serão enviadas.

Ainda assim, mesmo que emails como esses consigam se posicionar na caixa de entrada da sua base, é preciso considerar da mesma maneira que as palavras acima podem não ser as melhores indicações para o campo do assunto. O fato de serem clichês somado à possibilidade do seu público estar com a caixa de entrada lotada e sem tempo, sugere que você tenha cuidado ao tentar despertar o interesse do seu público, principalmente porque existem outros tantos emails tentando competir com o seu através do título.

Nada de pegadinhas malandro!

NADA DE PEGADINHAS MALANDRO!

Cumpra o que prometer no assunto do email marketing

Outro motivo para você dar atenção ao escrever o assunto é porque pode acontecer do seu destinatário criar grandes expectativas ao ler o assunto, abrir o email marketing e o conteúdo acabar não cumprindo o que ele esperava. Isso pode acontecer através das palavras da lista acima e, certamente, você quer ficar longe desta possibilidade.

Dicas extras:
– Cuide para não usar pontuações em excesso (!, ?), afinal este é um indicativo de urgência;
– NUNCA escreva o assunto em caixa alta, pois o famoso Caps Lock não é bem visto pelos usuários e servidores;
– Evite palavras longas no título do email, afinal, 50 caracteres são o suficiente;
– Revise o português, pois é melhor evitar as possibilidades de fazer feio;
– Leia este post sobre Clickbaiting;
– Leia o artigo “O que são Blocklists?

Ademais, o criar o assunto do email maketing, menos é mais! Procure explicar o conteúdo da sua mensagem em poucas palavras, evitando as expressões conforme estão na lista acima e apostando na simplicidade.


O segredo para o título do email é:

Prefira termos que evidenciem o seu segmento de atuação. Isso é uma grande sacada pois estabelece um contexto para o seu público se interessar, além de proporcionar bons padrões de relevância ao relacionar a mensagem aos produtos/serviços do seu negócio.

Dando mais atenção ao assunto dos seus emails fica muito mais fácil alcançar resultados.

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