Ao criar uma peça de email marketing é bastante comum que o assunto seja a última coisa a ser criada, e a rotina acaba sendo definida por:
– Delimitar o público;
– Montar o conteúdo em texto e o layout;
– Revisar tudo e, finalmente, pensar em um título que irá compor o assunto do email enviado.
Muitas vezes, essa última parte é feita às pressas por ser o gran finale desse processo, ainda mais se o prazo está apertado.
Com toda certeza o assunto é uma das partes mais importantes dessa saga chamada Email Marketing.
Mas você já parou para pensar que existem palavras usadas no título que podem dificultar o sucesso do seu email?
Ah, o assunto…
É como a cereja do bolo, pois é ele que dá o toque final e torna o material que você está enviando muito mais atrativo, como um convite. Afinal, de nada adianta desenvolver um email todo trabalhado no conteúdo e com um visual bacana e pecar na hora de escrever o título, utilizando palavras que não favoreçam a abertura do email.
Na verdade, resolvemos abordar esse tema principalmente por causa do terrível e amargurado SPAM, lugar onde nenhum remetente quer parar. Como sabemos, é comum que os servidores de email utilizem filtros anti-spam, com o propósito de filtrar certos emails que não deveriam chegar na caixa de entrada. Tá, mas o que isso tem a ver?
Aliás, algumas das palavras que você utiliza no assunto do email marketing podem ser um critério para a classificação como spam! Por serem clichês, contudo, alguns termos são facilmente reconhecidos pelos filtros, impedindo que o email enviado alcance a linha de chegada, ou melhor, a caixa de entrada. Portanto, para não correr esse risco, trouxemos dicas sobre o que você NÃO deve fazer, ou melhor, reunimos palavras que NÃO são aconselhadas a serem utilizadas no título do seu email.
Lista de termos que você deve evitar no assunto do email
Separamos as palavras abaixo por categoria, a fim de que você entenda melhor porque não é indicado utilizar esses termos.
Comércio
Expressões relacionadas à venda de produtos e serviços são, principalmente, os maiores alvos dos filtros anti-spam:
- Compre
- Aproveite
- Grátis
- Desconto
- Promoção
- Oferta
- Imperdível
- Preços / Valores
- Frete grátis
- Despachamos para todo o Brasil
Urgência
Utilizar o senso de urgência pode ser uma ótima ideia para levar o seu público a praticar alguma ação, mas palavras como essas geralmente são classificadas como spam:
- Agora / Já
- Última chance
- Hoje
- Tempo limitado
- Não perca tempo
- 24 horas
- Urgente
- Imediato
- Só até amanhã
Chamadas
Escrever assuntos de email com termos focados na persuasão como uma boa ferramenta de marketing também podem parecer eficientes, mas têm a grande tendência dos seus destinatários nem visualizarem.
As famosas Call-To-Action, igualmente conhecidas como CTAs, ilustram bem isso:
- Clique
- Assine
- Visite o site
- Saiba mais
- Dê uma olhada
- Leia agora
- Não exclua
- Veja isso
- Confira
- Abra
- Isso não é spam
- Atenção
- Especialmente para você
- A informação que você pediu
Oportunidades de trabalho e aperfeiçoamento profissional
Termos que façam referência ao mercado de trabalho, oferecendo vagas, cursos ou materiais também são exemplos do que, certamente, deve ser evitado:
- Vagas abertas
- Telemarketing
- Curso
- Curso online
- Oportunidade
- Agência de modelos
- Oferta de emprego
- Parceria
- Lista de emails
- Lista de contatos
- Divulgue seu/sua
- Marketing por e-mail
- Sites de busca
Finanças / Rendimento
Palavras que expressem a ideia de ganhar dinheiro e, acima de tudo, vantagem nos lucros são outras que costumam ser captadas pelos filtros. Quem nunca viu seu filtro de spam com emails assim?
- Ganhe dinheiro enviando emails
- Trabalhe em casa
- Renda Extra
- Dinheiro
- Crédito
- Seja seu próprio patrão
- Aplique agora
- Taxas baixas
- Dobre sua renda
- Ganhe $
- Pago semanalmente
- Pagamento imediato
- Dinheiro a sério
- Dinheiro rápido
- Liberdade financeira
- $ $ $
- Saia da dívida
- Elimine a dívida
- Reduza suas taxas
- Refinancie
- Bônus
- Livre
- Empréstimo
- 100%
- Vencedor
Emagrecimento / Estética
Essa dica vale principalmente para empresas que trabalham com produtos, slim 360 ou serviços focados em emagrecimento e assuntos relacionados. Assim como nos exemplos acima, aposto que seu spam já deve ter recebido pelo menos alguma vez emails com títulos assim:
- Emagreça
- Dieta
- Por que não consigo emagrecer
- Perca peso
- Perder gordura
- Fique sarado
- Secar barriga
ATENÇÃO: Utilizar as palavras da lista acima não significa com 100% de certeza que seu email será considerado spam, mas como mencionado no início desse post, os serviços de email como Gmail, Hotmail, Yahoo, UOL, etc., costumam usá-las como fator de filtragem. Portanto, para evitar que isso aconteça, é recomendado não utilizar esses termos nos títulos das mensagens que serão enviadas.
Ainda assim, mesmo que emails como esses consigam se posicionar na caixa de entrada da sua base, é preciso considerar da mesma maneira que as palavras acima podem não ser as melhores indicações para o campo do assunto. O fato de serem clichês somado à possibilidade do seu público estar com a caixa de entrada lotada e sem tempo, sugere que você tenha cuidado ao tentar despertar o interesse do seu público, principalmente porque existem outros tantos emails tentando competir com o seu através do título.
Cumpra o que prometer no assunto do email marketing
Outro motivo para você dar atenção ao escrever o assunto é porque pode acontecer do seu destinatário criar grandes expectativas ao ler o assunto, abrir o email marketing e o conteúdo acabar não cumprindo o que ele esperava. Isso pode acontecer através das palavras da lista acima e, certamente, você quer ficar longe desta possibilidade.
Dicas extras:
– Cuide para não usar pontuações em excesso (!, ?), afinal este é um indicativo de urgência;
– NUNCA escreva o assunto em caixa alta, pois o famoso Caps Lock não é bem visto pelos usuários e servidores;
– Evite palavras longas no título do email, afinal, 50 caracteres são o suficiente;
– Revise o português, pois é melhor evitar as possibilidades de fazer feio;
– Leia este post sobre Clickbaiting;
– Leia o artigo “O que são Blocklists?“
Ademais, o criar o assunto do email maketing, menos é mais! Procure explicar o conteúdo da sua mensagem em poucas palavras, evitando as expressões conforme estão na lista acima e apostando na simplicidade.
O segredo para o título do email é:
Prefira termos que evidenciem o seu segmento de atuação. Isso é uma grande sacada pois estabelece um contexto para o seu público se interessar, além de proporcionar bons padrões de relevância ao relacionar a mensagem aos produtos/serviços do seu negócio.
Dando mais atenção ao assunto dos seus emails fica muito mais fácil alcançar resultados.