Os benefícios do esporte na ansiedade e pânico

Você gosta de praticar esporte? Sabe quais são todos os benefícios do esporte para a saúde?

Embora seja verdade que os problemas de ansiedade são problemas cada vez mais comuns na população, cada vez mais surgem estudos que indicam os múltiplos benefícios que o esporte oferece na ansiedade e no pânico.

Sim, além da terapia cognitivo-comportamental e da prática de bons hábitos de vida.

A prática de exercícios físicos pode contribuir muito para o alívio integral de pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade e transtorno do pânico.

A seguir, contaremos com mais detalhes quais são os benefícios do esporte e por que é importante que você os leve em consideração a partir de agora para não os perder mais.

Caminhar é um excelente exercício

Quando se fala de benefícios do esporte, a prática regular de exercício físico contribui para melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar. 

Portanto, é recomendado que pessoas ansiosas pratiquem atividades físicas.

Na prática pontual do esporte pode reduzir o nível de estado de ansiedade, ou seja, a reação de ansiedade vivenciada em uma situação específica e limitada.

Da mesma forma, o exercício regular pode reduzir os níveis de ansiedade geral ligados a fatores biológicos e de personalidade.

Típicos de pessoas predispostas a serem mais ansiosas, impressionáveis, com tendência a superestimar riscos e manter um alto nível de alerta.

Quando se trata de ataques de pânico, muitas pessoas com esse transtorno têm medo dos sintomas físicos que acompanham um ataque.

Benefícios biológicos do esporte na ansiedade e pânico

Já sabemos que o exercício físico melhora a regulação dos sistemas cardiovascular e respiratório, afetando o sistema nervoso autônomo.

Essa melhora pode aumentar a capacidade do organismo de modular a reação às demandas do ambiente.

Além disso, a atividade física contribui para a estimulação da glândula pituitária que atua na produção de endorfinas.

Essas morfinas internas são hormônios ligados a funções de neurotransmissor, envolvidas na regulação da dor e na sensação de bem-estar.

No que diz respeito aos mecanismos psicológicos, observa-se que a prática regular de exercícios físicos melhora o humor. 

Além disso, pode ser benéfico em pacientes que sofrem de insônia

Sua prática aumenta a sensação de força, segurança e controle sobre si mesmo e sobre o meio ambiente. 

Nesse sentido, contribui para uma melhor percepção do sentimento de auto eficácia.

A prática semanal de um esporte pode melhorar a autoestima, uma vez que mudanças no corpo contribuem para melhorar a imagem corporal e promovem sentimentos de maior domínio das habilidades e capacidade física.

É importante escolher atividades físicas que sejam prazerosas e prazerosas, para que sejam praticadas regularmente. 

A prescrição de atividade física em pacientes com transtorno de pânico apresenta diversos benefícios.

 Não só pelas virtudes tradicionais, mas também porque os pacientes de pânico tão comumente automarginalizados são estrategicamente “ forçados” a deixar suas casas e os esportes são sugeridos como método de convívio com outras pessoas, seja em espaços abertos ou em academias.

A ideia é que o paciente mobilize sua parte social e saia de sua reclusão, ative suas endorfinas e possa entrar em contato com seu corpo de forma positiva.

Conecte-se com nós mesmos através do exercício

A pessoa deve ter o tempo necessário para se exercitar. Não se trata de dar um papel secundário à atividade, mas de conferir-lhe um status de importância, algo que não acontece com frequência.

Muitos caminham para o trabalho porque é perto deles; outros vão apenas fazer as compras para a mesma coisa e, no final, eles não estão realmente se exercitando.

Não é que seja uma atividade errada, mas trata-se de criar um lugar na vida para aquela pausa esportiva: é um momento que dedico a mim mesmo, deve ser a premissa.

É importante se conectar com a terra, a música nos fones de ouvido ou o som da natureza: todas as imagens tentadoras daquele espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *