O YouTube é a plataforma de vídeos mais compreensiva que já existiu. Todos nos entendemos por lá, criando um espaço de conexão. Do vídeo de 6 segundos ao de 360º e imersivo, da superprodução à gravação caseira, do conteúdo roteirizado à live interativa – tem espaço para todos os formatos no YouTube. Além disso, tudo pode ser medido no detalhe, o que cria uma cultura de experimentação criativa com resultados cada vez melhores.
Essas múltiplas possibilidades puderam ser vistas entre os cases que concorreram à segunda edição do YouTube Works no Brasil, a celebração anual das melhores campanhas veiculadas na plataforma, que foram capazes de mexer com a paixão da audiência e gerar resultados para as marcas.
Quer saber mais? Veja os cases vencedores de 2021 nas 5 categorias da premiação: Branding Building, Reaction, Strategy for Action, Visibility & Inclusion e Data Driven.
Compartilhe a paixão dos seus consumidores
Brand Building: Circuito Brahma Live | Doritos Wasabi | Mac’n Cheese Sadia
Vencedor: Circuito Brahma Live
Brahma e Africa souberam entender uma tendência de comportamento durante a pandemia, transformando a crise em oportunidade. A marca, em parceria com a agência, ofereceu inúmeras lives patrocinadas em um contexto em que todos precisam de uma dose de entretenimento e conexão. O resultado pôde ser visto em números: a primeira live sertaneja do Circuito, de Jorge e Mateus, que foi ao ar no dia 4 de abril de 2020, quebrou todos os recordes do YouTube, registrando 3,24 milhões de visualizações. No ranking 2020 dos vídeos mais vistos, a live aparece no top 3 das mais assistidas do mundo.
Torne a vida das pessoas mais fácil
2020 Reaction: BB Valorize o Seu Talento | Circuito Brahma Live | Live Feirão Chevrolet
Vencedor: Circuito Brahma Live
Em um ano tão complexo como 2020, ações diretas fizeram a diferença. Foi assim que Brahma e Africa, durante um momento de bares fechados, ajudaram as pessoas a enfrentar o isolamento social com um pouco mais de leveza, levando conteúdo musical ao vivo para sua audiência. Ficar em casa ficou mais divertido com o Circuito Brahma Live.
Pense como marca, aja como varejista
Strategy for Action: BB Valorize o Seu Talento | Live Feirão Chevrolet | 11/11 Americanas
Vencedor: Live Feirão Chevrolet
A W/McCann pegou carona na tendência das lives e criou uma experiência imersiva de compras, o que se mostrou uma excelente alternativa em um momento de isolamento social. A combinação de entretenimento com a forte tradição vendedora da Chevrolet em seus famosos feirões foi um sucesso. Não à toa, a meta de vendas foi superada e todas as vendas foram realizadas remotamente, algo pouco comum para a indústria automobilística.
Cocrie com a comunidade
Visibility & Inclusion: Bravoz Bradesco | Fábulas da Conexão
Vencedor: Fábulas da Conexão
A VLMY&R apostou em inclusão, visibilidade e conexão afetiva na campanha #FuturoVivo, com o objetivo de posicionar a gigante de telecomunicações como uma marca tecnológica comprometida com a diversidade. Foi assim que marca e agência criaram uma plataforma de conteúdo para amplificar o poder das pessoas negras e contar as histórias que essa comunidade gostaria de ver sobre si mesma. Vale lembrar que toda a cadeia produtiva remunerada do projeto foi composta por pessoas negras.
Mostre que você entende cada pessoa
Data Driven: Dell YouTube Brand Channel | Google – GSA Learn Something
Vencedor: Google – GSA Learn Something
Muito se fala em dados, mas às vezes esquecemos que eles são dicas que as pessoas nos dão sobre o que elas querem e precisam. A AKQA e o Google souberam ler os dados e montar um ecossistema de vídeos com mensagens para cada pessoa, refletindo seus momentos e interesses. Uma ótima forma de mostrar que o Google estava ao lado dos seus consumidores em cada nova busca.
O YouTube serviu de espaço para a criatividade e ofereceu novas possibilidades de formatos, de linguagens e de estratégia. As agências usaram a plataforma para agregar conteúdos, se conectar com parceiros, gerar awareness falando com um público específico e realizando estratégias em todas etapas do funil. Antes de pensar na sua próxima campanha em vídeo, lembre-se das lições dos cases vitoriosos.