Em recente pesquisa, o Google mostrou o resultado da eficácia de mensagens no meio do funil para 37 categorias de produtos. Essa pesquisa foi rodada globalmente, inclusive no Brasil, e mostrou a complexidade da jornada de compra, identificando que: atuar no meio do caminho (na camada de consideração), repensando a criação dos assets e com uma estratégia data-driven, pode mudar completamente os resultados para as marcas.
Os resultados da pesquisa mostraram que uma marca menos eficiente (uma marca fictícia de cereal) conseguiu ganhar 28% da preferência dos compradores em relação a uma marca bem estabelecida ao ser “sobrecarregada” de vantagens, como bons reviews e o poder do grátis.
No caso mais emblemático registrado na pesquisa, uma seguradora de carros fictícia, até então totalmente desconhecida do público, ganhou 87% da preferência dos consumidores ao ser sobrecarregada por vantagens em 6 vieses que vão além da escolha por aquilo que é bom ou barato: descrições do produto, pronta-entrega, disponibilidade, recomendações, avaliação de especialistas e elementos gratuitos associados à compra.