Não há estratégia sem objetivo: entenda os caminhos para sua campanha de app

É indiscutível que os aplicativos estão em ascensão no Brasil. Só em 2021, mais de 19 mil apps foram baixados por minuto e mais de 2 mil dólares foram gastos em “app stores” a cada 60 segundos no país.1 Esse boom se reflete no mercado: cada vez mais empresas têm o aplicativo como atividade final — e não apenas como um meio de interação com os consumidores.

Neste mar de opções (e de oportunidades) é importante ter uma boa estratégia de escalabilidade e crescimento, produzir criativos eficientes para as campanhas e adotar práticas para mensurar a rentabilidade do seu app. Nada disso faz sentido, no entanto, se você não tem claro qual é o objetivo do seu negócio, já que nenhuma das outras fases será bem-sucedida se esse objetivo não estiver bem-definido para guiá-las.

Na nossa experiência lidando com campanhas para aplicativos dentro do Google, observamos que o maior obstáculo das empresas é definir um objetivo e confiar na decisão tomada. Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é o seu negócio, como definir KPIs e como planejar o investimento em campanhas a partir dessas informações.

O primeiro passo é conhecer o seu negócio

Entender o modelo de negócio significa saber onde seus objetivos de marketing se encaixam exatamente. O seu app é de compras (varejo, delivery de comida), assinaturas (streaming de música e séries) ou de finanças? Quem são seus concorrentes? Como é a jornada e a experiência do usuário dentro do aplicativo? Quem são as pessoas que estão na sua base e como elas interagem com seu produto ou serviço? Dados sobre buscas e outros insights sobre comportamento do consumidor podem ser grandes aliados nessa fase.

Conheça o seu negócio. 1. Entenda o que, como empresa, você precisa entregar. 2. Conheça bem seu usuário e o perfil que você quer atingir. 3. Entenda as ações que esse usuário precisa executar no seu aplicativo. 4. Faça um bom benchmark.

Uma vez que você já entendeu seu negócio, o mercado em que está inserido, revisou o aplicativo e confirmou que ele está funcionando bem, de maneira prática e otimizada, chegou o momento de dar o próximo passo e projetar sua meta.

Como criar seu objetivo de campanha

Vamos supor que você acaba de chegar ao mercado de aplicativos e quer que muita gente faça o download do seu app — esse seria o objetivo de marketing. Mas já parou para pensar quantos usuários serão necessários para começar uma operação rentável? Além disso, basta o consumidor baixar seu aplicativo ou ele precisa realizar alguma ação específica dentro dele? Essa ação precisa acontecer de quanto em quanto tempo?

Ou seja, você precisa entender o significado de cada download para poder definir as metas do seu negócio. Entre os possíveis objetivos de negócios, existem dois pilares muito importantes: aquisição e engajamento. Em linhas gerais, o primeiro é trazer novos usuários para o aplicativo. Já o segundo se traduz em envolver esse público em algum tipo de ação.

Aquisição: trazer novas pessoas para a base versus engajamento: fazer o público agir dentro do app.

A princípio, parece óbvio pensar que ter uma base maior é sempre um objetivo, correto? Nem sempre. No caso da aquisição, é importante fazer a reflexão: eu realmente preciso de mais usuários para minha base ou necessito que as pessoas que já estão lá realizem alguma ação?

Nesse caso, o engajamento é o seu objetivo. Ele visa à rentabilização da operação por meio da fidelização de usuários, que executam ações periódicas e podem, assim, contribuir para o aumento do seu ticket médio.

O que você precisa ter em mente para criar um objetivo? Qual é o seu foco: aquisição e engajamento?  Precisa de rentabilização ou fidelização? Quais são as suas métricas reais e ideais?

Qual deve ser o seu investimento?

Do seu lado, como anunciante, você definiu o seu objetivo de negócio e estabeleceu suas metas. Essas definições podem te dar uma estimativa de investimento necessária para atingir o seu propósito. Porém, é preciso também realizar um acompanhamento da campanha para saber se os resultados estão sendo alcançados, visto que há outros fatores que impactam a performance, tais como criativos, ambiente competitivo, mercado e sazonalidades.

Estude suas métricas atuais. Crie um cenário ideal das métricas para o futuro. Filtre essas metas em um único objetivo. Faça sua estimativa de investimento.

O mundo dos apps é um território novo, que exige aprendizado constante. Por isso, uma campanha de aplicativo pode alcançar mais resultados se você souber, desde o princípio, aonde quer chegar. Tente pensar a longo prazo, pois, dessa forma, será mais fácil criar estratégias bem-estruturadas e, consequentemente, mais eficientes.

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