Marketing digital: estratégias, campanhas e canais para começar

Muitas empresas usam canais digitais como Google, mídia social, e-mail e seus sites para se conectar com seus clientes atuais e futuros. Muitas empresas se concentram em canais online (ou digitais) por meio de táticas de marketing offline, pois isso permite que alcancem seu público-alvo ideal onde já passam a maior parte do tempo: online.

 

Do site aos canais de mídia social – publicidade digital, marketing por e-mail e muito mais – há uma grande variedade de táticas e recursos que estão sob a égide do marketing digital. Ainda assim, os melhores profissionais de marketing digital têm uma ideia clara de como cada ativo ou tática apóia seus objetivos gerais.

5 estratégias de marketing digital para sua empresa

 

Aqui estão algumas das estratégias que a maioria das empresas usa:

1. Publicidade PPC

A publicidade PPC (Pay-per-Click) é, na verdade, um termo amplo que abrange todos os tipos de marketing digital em que as empresas pagam cada vez que alguém clica em um anúncio.

 

Por exemplo, o Google Ads é uma forma de publicidade PPC chamada “publicidade de pesquisa paga”. Anúncios do Facebook também são uma forma de publicidade PPC voltada para mídia social.

2. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

As empresas que não desejam pagar para aparecer nos resultados da pesquisa podem usar a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) para classificar páginas ou postagens de blog de forma orgânica.

Eles não precisam pagar por cada clique, mas fazer com que uma página seja classificada geralmente leva muito tempo, exige esforço e não há garantias.

3. Marketing nas redes sociais

Assim como o SEO, o marketing de mídia social é gratuito, a maneira orgânica de usar plataformas de mídia social como Facebook ou LinkedIn para promover um negócio.

 

E, assim como o SEO, leva muito mais tempo e esforço para comercializar empresas nas mídias sociais, mas no longo prazo pode render resultados muito mais baratos.

4. Otimização de conversão (CRO)

O Otimizador de conversões (CRO) é a arte e a ciência de melhorar a experiência do usuário online da sua empresa. Na maioria das vezes, as empresas usam CRO para obter mais conversões (leads, chats, chamadas, vendas, etc.) do tráfego de seu site existente.

5. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo cobre todos os esforços de marketing digital que usam conteúdo (postagens de blog, infográficos, e-books, vídeos etc.). O objetivo é criar consciência de marca ou direcionar tráfego, leads ou vendas.

O marketing digital funciona?

O marketing digital é uma ótima opção para as empresas começarem seus negócios. Na agencia de marketing digital Webtrends, é utilizado o marketing digital para ajudar todos os tipos de empresas a crescer – de empresas locais a internacionais e muito mais. Se você sabe quem deseja alcançar, pode usar o marketing digital para atingir qualquer pessoa, em qualquer lugar.

 

Como começar?

A boa notícia é que é muito fácil começar com o marketing digital. Você pode se aprofundar estudando sobre os seguintes assuntos:

 

  • Publicidade de pesquisa paga;
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO);
  • Marketing de mídia social;
  • Otimização de conversão;
  • Marketing de conteúdo ;
  • Marketing por e-mail.

 

No entanto, o cerne de qualquer campanha de marketing digital de sucesso não é um guia. Independentemente de quais estratégias você escolhe usar, estas duas perguntas devem primeiro ser respondidas:

1. Quanto a empresa precisa ganhar?

Para saber quanto você precisa gastar em marketing digital, primeiro você deve esclarecer qual é o objetivo. A forma como o marketing digital é usado pode variar bastante, dependendo se o objetivo final é gerar tráfego, conversões e leads, vendas ou um determinado retorno (ROI).

 

Cliques e até conversões são bons, mas uma empresa não ganha dinheiro com cliques (pelo contrário, você realmente gasta dinheiro com cliques) ou conversões. A empresa precisa vender para ser lucrativa e, portanto, o ROI deve ser a meta.

 

Com isso em mente, a primeira coisa que precisa ser decidida antes de decidir qual deve ser o orçamento é decidir quantas vendas ou receitas a empresa deseja. Depois de saber disso, as informações podem ser usadas para determinar quanto gasto com publicidade será necessário para atingir essa meta de receita.

 

2. Para quem você está fazendo marketing?

Depois de saber quanto dinheiro sua empresa deseja ganhar com marketing digital, você precisa identificar para quem está fazendo marketing. Isso é crítico porque diferentes personas requerem diferentes métodos de marketing. E o mais importante, diferentes personas se transformam em diferentes tipos de clientes.

 

Se você não entende suas personas, não pode criar uma estratégia de marketing digital eficaz. Se houver uma equipe de vendas, você pode conversar para criar uma persona, afinal são eles que mais conversam com os clientes.

 

Mas até mesmo conversar com sua equipe de vendas e pesquisar não é suficiente para realmente chegar ao nível de detalhe necessário para montar um plano de marketing digital eficaz. Para fazer isso direito, você precisa pegar o telefone e ligar você mesmo para os clientes.

 

Pergunte como eles o encontraram, por que se converteram e o que os convenceu a comprar de você. Essas informações fornecem muitos insights sobre seu processo de marketing e vendas que podem ser usados ​​para melhorar o desempenho de sua publicidade e escolher seu orçamento de marketing.

 

Outras perguntas importantes a serem respondidas são:

 

  • Quanto valem os clientes?
  • Quanto você precisa gastar para atingir seus objetivos?
  • Qual a diferença do marketing digital no celular?

 

Como você provavelmente pode imaginar, o marketing digital no celular é muito diferente do marketing digital no seu computador. Hoje, essas diferenças são especialmente importantes porque os smartphones são agora o principal dispositivo que as pessoas usam para navegar na Internet.

 

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