Histórias que fazem história: o YouTube está transformando a criação e o consumo de conteúdo

Histórias têm um poder transformador. Elas inspiram sonhos, criam universos de possibilidades e ensinam novos caminhos. Elas alteram rumos, impactam vidas e podem provocar mudanças na sociedade. Histórias fazem história. Essa é a essência do YouTube.

A plataforma transformou — e democratizou — a criação e o consumo de audiovisual desde a sua criação, em 2005. As pessoas estão no YouTube, seja consumindo, seja produzindo conteúdo. E eu não falo isso à toa: de acordo com a Comscore, mais de 120 milhões de brasileiros a partir de 18 anos assistem à plataforma mensalmente.1 Ou seja, se você está online, está no YouTube.

A plataforma é, hoje, um espaço onde é possível encontrar aprendizado e entretenimento, com uma multiplicidade de vozes que não se vê em nenhum outro lugar. Estamos falando de uma potência em geração de empregos e de negócios para marcas e agências, e de um agente que contribui, de forma significativa, para a economia do país.

Somos essenciais porque somos multi: multidevice, multiconteúdos, multiaudiências.

O YouTube se tornou indispensável na vida do brasileiro — e se mantém como a plataforma de que as pessoas mais sentiriam falta se deixasse de existir.2 Também estamos transformando a forma como se vê televisão. Não à toa, 71% dos espectadores do país dizem que o YouTube é TV quando acessam a plataforma em seus televisores.3

Se me pedissem para escolher um único fator para explicar essa relação tão forte com o público, com certeza seriam as histórias que contamos: 84% da audiência no Brasil concorda que o YouTube tem conteúdo exclusivo que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar.4 Somos essenciais porque somos multi: multidevice, multiconteúdos, multiaudiências. E na construção da nossa história, alguns aspectos merecem destaque.

A fonte de criação

Os criadores são a grande força motriz do YouTube. Eles são os protagonistas, os responsáveis por trazer para a plataforma uma diversidade enorme de trajetórias, linguagens e audiências. Mais do que criar conteúdo, eles estão construindo negócios todos os dias. São 2 mil canais com mais de 1 milhão de inscritos e 20 mil canais com mais de 100 mil.5

Se o YouTube deu origem ao termo “criador de conteúdo” e toda uma economia criativa em torno dele, é nosso dever mantê-la sustentável, para que esse movimento seja cada vez mais relevante.

Por isso, temos por princípio valorizá-los e remunerá-los pelo conteúdo produzido como nenhuma outra mídia — algo com que 86% deles concordam.6 Isso faz com que, juntos, sejamos uma potência produtiva que tem um impacto enorme no país: são mais de 160 mil empregos gerados pela plataforma, com uma contribuição de mais de 6 bilhões de reais para o PIB brasileiro em 2021.7 Se o YouTube deu origem ao termo “criador de conteúdo” e toda uma economia criativa em torno dele, é nosso dever mantê-la sustentável, para que esse movimento seja cada vez mais relevante.

Além disso, a diversidade e a pluralidade de criadores é algo que levamos muito a sério. Por isso, o YouTube se comprometeu a investir mais de US$ 100 milhões no Fundo Vozes Negras até 2023, promovendo o crescimento de criadores e músicos negros na plataforma.

Diferentes formatos e alcance

Uma live de horas. Um clipe de alguns minutos. Um shorts de segundos. O YouTube abriga diferentes formatos, para todos os gostos, a qualquer hora, de maneira gratuita e premium.

Os últimos dois anos de pandemia nos mostraram a importância da plataforma para o dia a dia das pessoas. Também ficou claro que há diferentes maneiras de consumir nossos vídeos. Tem quem goste de passar horas ouvindo um videocast, e aqueles que preferem a agilidade dos vídeos de até 60 segundos — que, aliás, têm um novo modelo de monetização, para remunerar devidamente os criadores nesse formato.

O YouTube se adapta ao que o público deseja em termos de conteúdo, mas também em formatos, o que faz com que a nossa relevância entre diferentes audiências seja cada vez maior.

Nos dispositivos móveis, no computador e cada vez mais pela televisão conectada, onde é assistido por mais de 75 milhões de pessoas, o conteúdo no YouTube se adapta não só aos temas, mas também aos formatos que o público deseja ver, o que faz com que a nossa relevância entre diferentes audiências seja cada vez maior.8

É uma honra acompanhar de perto tantos novos negócios sendo criados e indústrias sendo transformadas por criadores e marcas em nossa plataforma. Desde o surgimento do YouTube, percebemos esse movimento em várias frentes: a música, por exemplo, ganhou um novo palco na plataforma, que revela artistas para o mundo todo. A educação, especialmente na pandemia, fez do YouTube a maior sala de aula do mundo — onde é possível aprender sobre tudo: ciências, matemática, finanças e até como tocar um instrumento.

No entretenimento, nos tornamos uma grande arena de gaming e o palco da mais nova obsessão nacional: os videocasts. O formato surgiu no final de 2020, e em 2022 o interesse por podcasts no YouTube cresceu mais de 118% no Brasil.9

E falando sobre paixões, até a história do futebol ganhou um novo capítulo no YouTube: em 2022, a plataforma fez sua estreia na transmissão do Campeonato Paulista de futebol, o Paulistão. E uma pesquisa da Offerwise mostrou que 65% dos espectadores no Brasil concordam que o YouTube é o melhor lugar para aprender sobre futebol e os jogadores.10

Seja parte dessa história

O YouTube é o lugar que pode mudar a história da sua marca e do seu negócio. E temos dados que confirmam isso: 76% das pessoas dizem que o YouTube melhora a jornada de compra.11 E, de acordo com um estudo feito pela Nielsen, a plataforma teve, em média, um retorno sobre investimento 1,7x maior do que a TV e outros players digitais, para as marcas de bens de consumo mapeadas no país.12

Para que você aproveite ao máximo o que o YouTube pode oferecer, é importante pensar a sua história a partir de duas premissas fundamentais:

  • Seja dono da sua mensagem: tom de voz, linguagem e formato devem ser pensados para a sua audiência e seu objetivo de marketing. Lembre-se de que o YouTube é capaz de conectar uma marca com seu público em vários momentos e a partir de múltiplos formatos.
  • Pense como um criador: no YouTube, é possível desenhar estratégias e alcançar resultados para os diversos desafios que sua empresa pode ter. Muito mais que um player de mídia, estamos falando de uma plataforma geradora de negócios.

O YouTube é onde as pessoas querem ouvir histórias. É onde criadores, sejam eles artistas, gamers, educadores, comunicadores, querem contar histórias. É onde sua marca precisa estar para ser parte da história. Do nosso lado, garantimos as ferramentas para te apoiar nessa jornada. Então vamos, juntos, fazer história?

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