Todos os desafios apresentados até 2021 têm dificultado para muitas empresas planejarem efetivamente suas estratégias de marketing para 2022.
Embora 2022 já pareça estar no caminho certo para ser tão incomum quanto no ano anterior, isso não significa que não há uma boa maneira de planejar sua estratégia de marketing para este ano.
Na verdade, acredito que o planejamento estratégico é ainda mais importante em tempos incertos porque há muito menos espaço para erros.
Por fim, para que você consiga entender melhor tudo isso, aqui estão algumas coisas para ter em mente:
Concentre-se no digital
Com uma pandemia ainda fora de controle, não é surpresa que o marketing digital seja um grande foco para qualquer estratégia de marketing de negócios em 2022.
Algumas das tendências de marketing digital que estão ganhando força e devem ser consideradas fatores importantes para o seu plano de marketing para 2022 incluem otimização de pesquisa por voz, publicidade nativa e transparência.
Portanto, se concentre no digital.
Mergulhe na busca
Saiba que as pessoas estão sempre buscando evolução, onde você deve procurar mergulhar na busca.
Atualmente, algumas das tendências mais assistidas na pesquisa incluem pesquisa por voz, pesquisa móvel e pesquisa visual.
Essas tendências emergentes podem exigir mudanças em suas estratégias de SEO e devem ser observadas de perto este ano para determinar como seu negócio pode capitalizar melhor esses desenvolvimentos.
Se você ainda tem dúvidas, saiba que os serviços de SEO podem te ajudar nesse processo.
Seja social
Com muitas pessoas isoladas em casa, as mídias sociais têm visto um aumento no uso à medida que todos procuram maneiras de se manter conectados.
Assim, com o aumento do uso das mídias sociais provavelmente continuará, há grandes oportunidades para as empresas capitalizarem as visualizações adicionais e aumentarem a visibilidade nas plataformas de mídia social.
Criar relacionamentos com influenciadores de mídia social e focar no e-commerce social são duas ótimas estratégias de mídia social para se concentrar em seu plano de marketing digital que pode ter um efeito imediato no resultado final de um negócio.
Invista em vídeo
Hoje em dia, quase qualquer um pode pegar um vídeo de alta qualidade, editá-lo como um profissional e transmiti-lo via internet de alta velocidade para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.
Curiosamente, a disponibilidade de conteúdo em vídeo fez com que os usuários quisessem consumir mais vídeo, não menos.
Dessa forma, as empresas podem aproveitar a demanda por conteúdo em vídeo incorporando o vídeo marketing em uma estratégia de marketing digital.
Os vídeos podem ajudar seu negócio a se conectar melhor com seu público, aumentar seu alcance e construir seus seguidores em uma variedade de plataformas.
O conteúdo de vídeo pode ser compartilhado em várias plataformas e usado de várias maneiras.
Por fim, você também pode experimentar diferentes tipos e estilos de vídeos para ver o que se adapta melhor com seu público e lhe dá o melhor retorno.
Seja amável
Graças às mídias sociais e ao bate-papo online, as empresas têm a oportunidade de formar conexões muito mais íntimas com membros de suas audiências.
Os clientes adoram se envolver com empresas onde se sentem ouvidas e podem interagir de maneiras divertidas e únicas.
Desse modo, qualquer coisa que faça seu público se sentir mais pessoalmente reconhecido é um bom primeiro passo.
Essencialmente, você quer colocar um rosto para a marca.
Hoje em dia, as pessoas estão investindo em produtos de alta qualidade e uma espécie de capital social.
Dessa forma, saiba que eles querem apoiar negócios que eles gostam, dirigidos por pessoas que eles gostam.
Siga os dados
Os dados ajudarão você a entender o que funciona e o que não funciona quando se trata de marketing do seu negócio, e quando usado corretamente, ele pode ajudá-lo a maximizar o retorno sobre o investimento de todos os seus esforços de marketing.
Por exemplo, destacar campanhas bem-sucedidas pode ajudá-lo a replicá-las de forma mais eficaz no futuro.
Teste e monitore novas estratégias
Os dados fornecem uma excelente segurança de falhas quando você está testando uma nova técnica.
Por exemplo, se você criar um post de hóspedes para um site de terceiros, rastreie quanto tráfego é enviado para o seu site através do post e se o público completou um objetivo, como se inscrever em uma lista de e-mail, fazer uma compra ou mais.
Em seguida, compare os resultados com o tempo e o investimento financeiro da criação e envio deste post.
Assim, na maioria dos casos, você precisará adquirir dados ao longo do tempo para realmente testar uma nova técnica, mas mesmo os dados iniciais podem mostrar se você deve adicionar mais recursos ou escalar uma nova estratégia.
Sempre que possível, você deve incorporar testes A/B em suas estratégias de marketing para obter uma comparação entre maçãs e maçãs de como as estratégias de marketing estão se saindo em tempo real.
Os dados fornecidos pelo monitoramento e teste de estratégias novas e existentes fornecerão uma grande visão de como você pode melhorar seu ROI de marketing.
Por fim, concentre-se nas técnicas fundamentais de marketing que fizeram você ter sucesso no passado e atualizá-las conforme necessário.
Considerações finais
Mesmo em meio à incerteza, ter boas estratégias de marketing sólido vai ajudá-lo a navegar nas dificuldades e terminar 2022 como um sucesso.
Então, não deixe de seguir essas dicas e garantir bons resultados.