Dicas para vender seu curso online

Mais e mais pessoas querem melhorar sua tecnologia e habilidades. Um método prático e eficaz é por meio de cursos online, como, por exemplo, o Curso de AutoCAD 2D. Mas, ao mesmo tempo, a conveniência de criar cursos neste formato promoveu o surgimento de novos cursos. Esta é a questão para os criadores de cursos: como vender cursos online?

O aumento da competição no mercado de educação digital também representa um aumento na busca por cursos que podem ser aprendidos em qualquer lugar, sem a necessidade de enfrentar pessoalmente os professores. Isso significa que há uma boa oportunidade de aproveitar seus resultados aplicando as ações de divulgação do curso certo.

Portanto, preparamos uma série de 11 dicas para atrair mais alunos ao nosso curso e incentivá-los a concluir o curso e se inscrever novamente. 

Vamos lá?

1. Crie uma boa estratégia de vendas

A primeira das 5 habilidades em um curso de vendas online é desenvolver uma estratégia de vendas. Isso pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem que o processo de propaganda e marketing de qualquer produto precisa ser orientado por um plano de ação.

Do contrário, fica difícil mensurar os resultados, posicionar o produto no mercado ou mesmo determinar se o investimento é efetivo.

Uma boa estratégia de vendas é dividida em quatro etapas:

  1. Encontre o seu público-alvo
  2. Conquiste o público-alvo
  3. Reter clientes conquistados
  4. Aumente as vendas para conquistar clientes

Com o objetivo de vender cursos online, você pode usar as 4 etapas da estratégia ou poderá colocar em prática separadamente. O mais importante é escolher uma meta e criar uma forma de alcançá-la.

2. Trabalhe com a transmissão de Webinars

Os webinars permitem que os especialistas compartilhem seu conhecimento e conteúdo por meio de fluxos simples e dinâmicos em tempo real.

Para hospedar um webinar, você só precisa de um computador com webcam, microfone e acesso à Internet. Uma excelente vantagem desse formato será a possibilidade de interação entre o conteúdo e o público, ou seja: será uma experiência de mão dupla.

3. Estude seu público-alvo

Pesquisar o público-alvo é uma das habilidades mais importantes em cursos de vendas online. Independentemente de sua estratégia de vendas, você deve saber o máximo possível sobre quem são seus consumidores em potencial.

A melhor maneira de obter essa definição é criar uma função.

As funções não são apenas posicionamento, mas também fornecem informações mais precisas e detalhadas sobre o perfil do comprador de seu curso online, como, por exemplo, profissionais que estão atrás do Curso NR35.

Podemos dizer que o personagem é um representante fictício do cliente “sonho” da empresa. Isso é um pouco semelhante a descrever um amigo: você sabe o nome dele, sua idade, o que ele faz, seus hobbies, sua formação familiar, seus valores, o que ele não gosta e principalmente o que ele está procurando.

O objetivo da função é ajudar a orientar as estratégias de marketing digital, indicando qual conteúdo deve ser fornecido a ela com base em suas características.

4. Faça publicações dentro das mídias sociais

As redes sociais desempenham um papel importante na divulgação de cursos online em instituições de ensino. Portanto, use-os como uma forma de fornecer informações úteis para as pessoas que gostam de sua página. Sempre tente repassar dados relevantes sobre o seu curso, pois isso ajudará a aumentar a popularidade do seu material.

Facebook, Twitter, Instagram e outras páginas de mídia social são atualizadas dezenas ou até centenas de vezes por dia. Portanto, primeiro desenvolva uma página para a empresa e, em seguida, copie nela o conteúdo de alta qualidade relacionado à promoção do seu curso. Se sempre ajuste o conteúdo de acordo com cada rede social específica!

Como fornecer amostras de cursos e manuais de trabalhos para despertar o interesse dos alunos? Outra dica é fornecer pequenas videoaulas no YouTube como uma prévia do que será oferecido em suas aulas. A ideia é atrair o interesse do público e, claro, dos futuros alunos.

Tente usar as mídias sociais com maior audiência para testes, mas evite gastar energia em mídias sem resultados.

5. Aposte em automação de marketing

Nossa última dica visa otimizar todos os processos de vendas que você realiza através do marketing digital: automação de marketing.

Com a ajuda de um software que integra diferentes estágios do processo de compra do cliente, a automação de marketing pode lidar com as etapas do processo que exigem muito trabalho manual e burocrático de forma totalmente digital, como fornecer captura de clientes em potencial para planilhas e fornecer dados em troca para materiais ricos e conteúdo especializado etc.

6. Use CTAs

CTA é a abreviação de Call-to-Action ou call-to-action. O CTA é uma parte muito importante para atrair pessoas e transformá-las em clientes pagantes para seus cursos.

A função da frase de chamariz é dizer ao leitor o que fazer a seguir e guiá-lo para a ação que você deseja que ele execute. Portanto, devemos prestar atenção a eles.

Iniciar uma chamada com um verbo que mostra a ação a ser executada geralmente resulta em uma taxa de cliques muito impressionante.

Frases de exemplos: 

  • Baixar materiais
  • Assistir aulas gratuitas
  • Aprender mais
  • Eu quero aprender. 

Essas são frases de chamar a atenção, oferecendo assim algo em troca de cliques e conversões. Use-os para mostrar seus cursos e incentivar o registro.

As frases vêm em vários formatos, como botões, banners e links de texto.

7. Gere senso de urgência e escassez

A procrastinação é um comportamento comum para a maioria das pessoas. No mundo digital, a tomada de decisões é dificultada por um grande número de fatores de distração, como redes sociais, jogos e notificações.

Portanto, é importante estimular a ação imediata, seja por meio da comunicação necessária – “agir agora” – seja para aproveitar a escassez e as vantagens da ação no momento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

 

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