Assista ao episódio de Commerce Connections On Air acima ou escute no seu player de podcast preferido. Baixe a descrição do áudio aqui.
YouTube | Spotify | Deezer | Google Podcasts | Apple Podcasts | Amazon Music
A pandemia acelerou mudanças significativas no universo do varejo no mundo todo, mas elas foram ainda mais relevantes nos países da América Latina, como o Brasil. E o principal motor dessa transformação foi a tecnologia. Para se ter uma ideia, a participação do e-commerce no setor saltou de 5,8% em 2019 para 12,6% em maio de 2020, um crescimento maior que o dos 10 anos anteriores somados.1
Na prática, o que vimos foi, em um primeiro momento, os negócios do varejo expandirem para o online e, tempos depois, retornarem às lojas físicas por demanda dos consumidores. Um movimento que torna cada vez mais importante planejar estratégias omnicanal que pensem as diferentes jornadas de compra.
Nesse contexto, um exemplo de integração bem-sucedida das transformações no varejo — e de como se destacar nacionalmente — é a MadeiraMadeira. Com boas práticas na intersecção entre commerce e startups, a empresa é um expoente em inovação e uma referência em novos modelos de operação e logística. A MadeiraMadeira foi, por exemplo, pioneira na adoção do dropshipping, sistema que não mantém os produtos em estoque, mas os compra diretamente do fornecedor para vender aos clientes.
O COO da MadeiraMadeira, Robson Privado, é o convidado do novo episódio do Commerce Connections On Air, e conta como a empresa se tornou, em 2021, uma startup unicórnio, nomenclatura usada para empresas de tecnologia avaliadas em US$ 1 bilhão.
Outro convidado é o André Barrence, Diretor do Google for Startups na América Latina, que compartilha importantes insights sobre o contexto das startups no Brasil, além de falar um pouco sobre o uso adequado da tecnologia para o sucesso do negócio.
E quem comanda e media a conversa é Sauanne Bispo, Líder do Hub de Inovação do Google, empreendedora e fundadora da primeira empresa brasileira de experiências educacionais e corporativas na África.
Os três falam sobre o diferencial competitivo da tecnologia, a relevância das relações humanas na inovação do Commerce, além de compartilharem suas perspectivas sobre questões raciais, representatividade e diversidade em startups e empreendedorismo.
A cada 15 dias, o videocast Commerce Connections On Air traz o que há de mais relevante sendo discutido no universo de commerce, e conta com a participação de especialistas do Google e convidados. Eles compartilham as melhores experiências sobre a conexão entre consumidores e marcas. Acompanhe.
Fontes (1):
1 Atlantico, Transformação Digital na América Latina. outubro, 2020.