Como usar o Gmail? De que forma podemos otimizar nossa experiência com nossa caixa eletrônica fornecida pelo próprio Google de forma gratuita? Neste conteúdo, trouxemos dicas de como usar o Gmail com maior eficiência, assim como o zap GB nos proporciona em relação ao WhatsApp original. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!
4 dicas de como usar o Gmail com maior eficiência
1. Gerencie melhor várias contas
Como usar o Gmail para gerenciar melhor várias contas? O Gmail permite que você gerencie todas as suas contas de e-mail a partir de um único aplicativo em seu smartphone ou computador. Veja como fazer isso:
- Basta ir ao canto superior direito onde está sua foto de perfil, depois em “Adicionar outra conta”. Depois de registrar todas as contas, talvez a pessoal e a de trabalho, será muito mais fácil alternar de uma para outra, sem precisar fazer login todas às vezes;
- De qualquer forma, também é possível ler e-mails de contas do Yahoo ou Outlook no Gmail. Na versão desktop do Gmail basta acessar as “Configurações”, selecionar a guia “Conta e configuração” e depois “Adicionar uma conta de e-mail” na parte inferior. Em vez disso, no seu smartphone, você deve acessar a guia de configurações e selecionar “Adicionar conta”;
- Por fim, nas “Configurações”, você pode entrar em cada conta individual e gerenciar notificações: esta função é muito conveniente, por exemplo, se você tiver uma conta antiga ou outra totalmente dedicada ao recebimento de boletins informativos, dos quais o usuário não deseja receber notificações.
2. Cancele a assinatura de newsletters imediatamente
Acontece muitas vezes encontrar excelentes ofertas na web para comprar produtos ou serviços, ou querer se subscrever em newsletters informativas e interessantes. Mas logo a caixa de entrada se torna um lugar bagunçado cheio de “lixo”, com e-mails não lidos amontoados.
Normalmente, para cancelar a assinatura de uma newsletter, você vai até o final da mensagem, clica no link apropriado e é redirecionado para um site externo. Como usar o Gmail para otimizar isso? Basta abrir a mensagem, clicar nos três pontos verticais no canto superior direito e selecionar “Cancelar inscrição”. Fácil, certo?
3. Como configurar respostas automáticas?
Como usar o Gmail para configurar respostas automáticas? Também no Gmail é possível definir uma resposta automática: isso é usado, por exemplo, no caso de o usuário estar de férias e precisar que o Gmail responda automaticamente ao recebimento de um e-mail em determinados dias.
Um exemplo prático seria: “Estou fora do escritório, volto no dia 20 de setembro. Para comunicações urgentes, por favor, entre em contato com a secretária”. Configurar respostas automáticas é muito simples.
Vá até as “Configurações Gerais”, selecione uma das contas cadastradas no Gmail, depois a opção “Resposta Automática”. Aqui você pode escolher o intervalo de tempo (primeiro e último dia) durante o qual deseja ativar esta função, depois o assunto e a mensagem do e-mail.
4. Ative o modo confidencial
Poucas pessoas sabem que com o Gmail é possível enviar mensagens que “expiram”. Isso significa que você pode decidir escrever um e-mail e selecionar o período de expiração, após o qual a mensagem não poderá mais ser aberta. Isso no e-mail do Google é chamado de “modo confidencial”.
O primeiro passo para acessá-lo é começar a compor um e-mail. Ao clicar nos três pontos verticais na parte superior, basta selecionar o item “Modo confidencial”. Uma vez definido o período de validade, você pode fazer muito mais, ou seja, solicitar uma senha que o destinatário pode receber via SMS. Somente com este PIN ele poderá abrir o e-mail e não poderá encaminhar o conteúdo para outros usuários. Até a próxima!