Como criar um plano de marketing para uma pequena empresa

Há muitas coisas que um empreendedor não gosta de fazer. Uma dessas coisas é o plano de marketing muitos preferem ir direto para a ação sem conversar, infelizmente, o mundo dos negócios não é tão simples e pune os menos preparados. Negócios é sinônimo de competição. 

 

Aqueles que entram devem estar preparados ou pelo menos dispostos a fazer o máximo. O plano de marketing não salva um mau empreendedor da catástrofe, mas pode salvar um bom empreendedor dos erros iniciais. Como você deve ter notado, hoje você está competindo com o mundo inteiro. Independentemente do tipo de negócio que você tem. Se você possui um cinema local, padaria, sex shop online ou mercado também enfrenta diversas concorrências.

 

Se você vende roupas, está concorrendo com todas as empresas de comércio eletrônico do planeta que entregam as mercadorias em casa.

Estas são algumas das coisas a conhecer e descrever no plano de marketing

Introdução

Na parte introdutória, você deve descrever tudo da melhor maneira possível. E qual é essa melhor maneira possível? Depende do seu público, mas geralmente os conceitos explicados em linguagem simples são recomendados, é uma boa prática inserir uma linha do tempo. Tipo, quando foi feito e quanto tempo vai durar.

Quais departamentos ele envolve

Missão

A missão é geralmente uma declaração curta que visa comunicar em poucas palavras porque a empresa existe e para onde ela quer chegar.

  • Qual é o seu objetivo final? 
  • Que tipo de produtos ou serviços oferece? 
  • Que tipo de clientes atende e em quais áreas geográficas?
  • Qual é a sua cultura interna e como se comporta com o meio envolvente?

 

Mercado alvo

Seu negócio não pode existir sem uma clientela, então você precisa saber onde está e como pretende se comunicar com ele. Uma boa maneira de encontrar seu público é pensar nesses 3 pontos principais.

Realização pessoal 

Você tem que encontrar o que você gosta de fazer. O que te enche de alegria, de energia. O que você também pode fazer de graça sem acabar em depressão.

Valor para o mercado

Fazer o que gosta não é suficiente para abrir um negócio. Alguém tem que ser capaz de ver algum valor no que você faz para oferecer sua moeda em troca. Sem esta transação você não pode ficar por muito tempo. Claro, você pode se endividar ou pedir dinheiro de acionistas e investidores, mas no final vem o confronto de qualquer maneira.

Lucratividade 

Você pode fazer o que quiser, o mercado vê valor no que você faz, mas as margens de lucro são tão baixas que você levaria 2 vidas para economizar algum dinheiro 

 

Após ter pensado nesses três pontos, você pode passar a estreitar ainda mais o raio.

  • Informações sobre segmentação demográfica (idade, sexo, renda, status parental etc)
  • Informações sobre segmentação psicográfica (status social, atividades diárias, hábitos alimentares, etc)
  • Quais são os produtos que eles geralmente usam, quais marcas de roupas usam, quais alimentos comem, quais produtos de sex shop compram (bolinha de silicone, sexy dool e entre outras coisas), é necessário entender tudo o que envolve os seus clientes. 

Produtos e serviços

Nesta parte você deve descrever seu produto ou serviço porque ele é ideal para seu mercado-alvo. Afinal, você criou para eles. Como a vida deles melhorará após comprá-lo?

 

Canais de distribuição

Nesta parte você deve explicar como pretende entregar seu produto ou serviço nas mãos do cliente.

  • Local na rede Internet
  • Retalho
  • E-mail
  • Mídia social
  • Concessionárias
  • Exposições

 

Por exemplo, se você fosse um autor de livros e seu plano de marketing fosse apenas “varejo” com a quarentena do coronavírus, você estava falido. Você entende por que é importante refletir mais profundamente sobre os canais de distribuição?

Vantagem competitiva

Entre as coisas que Warren Buffett analisa antes de comprar uma empresa é se ela tem uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Por quê?

Porque nos negócios, os medíocres não sobrevivem por muito tempo. De acordo com a lei de Pareto, 20% das empresas conquistam 80% do mercado.

E uma vez que os papéis são estabelecidos, é difícil competir. O ser humano é habitual. Se você encontrou sua marca favorita de cerveja, você tenderá a ficar com ela por um longo tempo.

Estratégia de preços

Em primeiro lugar, você deve evitar focar na redução de preços, você nunca será capaz de fazer isso contra os grandes gigantes, mas graças à produção em massa, eles poderão ter o preço mais baixo do seu.  E mesmo que ele consiga vencê-los, é apenas uma questão de tempo até que alguém chegue disposto a dividir um apartamento com 10 pessoas para cortar custos.

O que você pode adotar é a precificação baseada em valor

Significa dar um preço às mercadorias em relação ao valor percebido pelo cliente.

Se o cliente perceber que aquela bolsa vale 10 euros, então é inútil precificá-la 1000 euros porque ele nunca a comprará de qualquer maneira. Em vez disso, o que você precisa fazer através do marketing é encontrar o cliente que valoriza sua bolsa em 1000 euros e trazê-lo para comprar, ou, no caso de serviços complexos, investigue o quanto é importante para ele resolver o problema e quanto está disposto a investir.

 

Você pode fazer duas perguntas sobre isso:

  • Quão importante é para você resolver esse problema?
  • Quanto você planejou investir para resolvê-lo?

 

Para utilizar esta estratégia é preciso uma força de vendas competente e um departamento de marketing sempre em ação para aumentar o valor da marca.

 

Em seguida, temos preços baseados na concorrência, também chamado de preço estratégico, refere-se ao processo de estudar os preços da concorrência e ajustar o preço de acordo com a vantagem percebida.

Alvos

Objetivos que você precisa saber para onde está apontando.

Nenhum vento é favorável ao marinheiro que não sabe em que porto quer desembarcar. – Sêneca

  • Tráfego do site
  • Novos clientes adquiridos
  • Penetração de mercado
  • Vendas
  • Conhecimento da marca

Plano de ação

Agora é a hora de agrupar tudo o que está escrito acima em um plano de ação real.

Passo a passo para ficar claro. Como um plano de marketing envolve um pouco todos os departamentos, deve ficar claro quais são os passos a serem dados e quais profissionais estarão envolvidos.

Projeções financeiras

 

Na última etapa, o plano de marketing é considerado do ponto de vista contábil.

  • Os custos de implementação do plano
  • Custos para produzir o produto ou serviço
  • Projeções de vendas
  • Margens de lucro desejadas

 

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