Com mais de 2,5 milhões de usuários ativos mensais, o Facebook ainda é o site de rede social número um do mundo.
Isso significa que ainda vale a pena investir tempo na construção de sua página no Facebook e na criação de uma página envolvente.
Com uma tendência global de diminuição do engajamento, você pode estar se perguntando como pode aumentar a taxa de engajamento da sua própria página.
Neste artigo, compartilharemos 7 maneiras de aumentar o engajamento da sua página do Facebook.
7 dicas para aumentar o engajamento na página do Facebook
Aumentar o engajamento da sua página não precisa ser uma tarefa impossível.
É recomendável implementar as seguintes técnicas ao longo do tempo, em vez de todas de uma vez, para rastrear quais métodos têm o maior efeito em sua estratégia geral.
Aqui estão nossas 7 dicas para aumentar o engajamento da página do Facebook:
- Entre ao vivo
Esperava-se que as transmissões de vídeo ao vivo crescessem ainda mais em 2022, mas ninguém poderia prever o quão popular elas se tornariam. A boa notícia é que o Facebook prioriza os vídeos ao vivo, o que significa que é uma ótima maneira de aumentar o engajamento da sua página.
Quando sua página for publicada, ela será exibida no feed de notícias e seu público engajado receberá até uma notificação do aplicativo de que você está fazendo isso.
- Use suas análises
O Facebook Insights fornece muitas informações relevantes que você pode usar para planejar sua estratégia de conteúdo.
Preste atenção ao alcance, comentários, reações e para cada uma de suas postagens e use essas informações para planejamento futuro.
Dê uma olhada nos seus insights e avalie que tipo de conteúdo recebeu mais engajamentos no último mês.
Talvez você descubra que vídeos funcionam melhor com seu público do que imagens, ou talvez seu público prefira postagens com links para notícias relevantes.
Entender o que seu público gosta de consumir facilitará o planejamento de sua estratégia social e aumentará o engajamento
- Publique quando seu público estiver mais ativo
Quando você estiver analisando os Insights de sua página, reserve um tempo para avaliar quando seu público é mais ativo.
Embora geralmente entendamos os melhores horários para postar no Facebook, será muito mais esclarecedor usar os dados reais do seu público.
Embora o algoritmo do Facebook não seja cronológico, postar quando seu público está mais ativo ainda é fundamental, pois o conteúdo mais recente é priorizado em relação ao conteúdo antigo.
- Envolva-se de volta
Na vida, você recebe o que dá, e essa expressão se aplica facilmente ao engajamento nas mídias sociais. Nesse caso, se seu público dedicar um tempo para postar um comentário ou pergunta em uma de suas postagens, interaja com eles.
Os usuários de mídia social estão mais espertos do que nunca e entendem que há uma pessoa real e viva sentada atrás do avatar da marca que pode responder às suas perguntas.
Aproveite o tempo para comentar os comentários e perguntas dos usuários em sua página do Facebook, e seu público terá mais chances de se envolver com você.
Isso gera boa vontade com a pessoa que comenta, e outros usuários que leem a interação prestarão atenção ao fato de que você está se engajando e participando.
- Qualidade sobre Quantidade
Devido ao foco do Facebook em “ postagens que desencadeiam conversas e interações significativas ”, não basta postar uma foto todos os dias com uma legenda simples e cruzar os dedos para que as postagens recebam magicamente muito engajamento.
Em vez de postar por postar, poste com menos frequência com mais conteúdo de alta qualidade.
Quanto mais seu post, mais preso você se torna para boas ideias e conteúdo forte. Tente reduzir sua postagem para uma vez por dia ou a cada dois dias para ter mais tempo para criar conteúdo forte, relevante e divertido.
Como mencionado anteriormente, preste muita atenção às suas métricas para entender os melhores dias para postar para o seu público e certifique-se de priorizar esses horários.
Se o conteúdo é rei, então o marketing de vídeo é seu assunto favorito. Em geral, os vídeos tendem a ter o melhor desempenho em termos de engajamento e alcance.
Dê uma olhada em suas análises específicas para entender como seu público reage às postagens de vídeo e, se apropriado, comece a priorizar o marketing de vídeo em sua página do Facebook.
Publique seus vídeos de forma nativa no Facebook Ads para tornar o mais fácil possível para os usuários assistirem ao vídeo e gerar engajamento.
Se o usuário precisar clicar em um link, por exemplo, um link do YouTube, é muito menos provável que assista e interaja com a postagem.
Certifique-se também de adicionar legendas, pois 85% dos vídeos do Facebook são vídeos assistidos sem som.
- Faça perguntas
A melhor maneira de levar as pessoas a comentar é perguntar a elas também. Faça perguntas que possam gerar algumas opiniões fortes (abacaxi na pizza – sim ou não?) E peça para as pessoas pesarem nos comentários.
Obviamente, mantenha os tópicos relevantes para sua marca ou setor, mas não tenha medo de solicitar algumas opiniões.
E não se esqueça de se envolver com os comentários que você receber, caso contrário, os usuários não se sentirão motivados a compartilhar suas opiniões na próxima vez.