4 Formas de manter suas redes sociais seguras

Hoje em dia, infelizmente, virou rotina na vida do brasileiro sofrer tentativas (ou ouvir notícias) de golpes com roubo de dados através das redes sociais. Com o avanço da tecnologia, todos os dados estão unificados e de fácil acesso para usuário e consequentemente para os mal intencionados.

 

Por isso, você precisa reforçar a segurança das suas redes sociais. Leia este artigo até o fim e aprenda como se proteger!

 

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

 

Quando se trata de segurança de dados, antes de qualquer discussão precisamos considerar o peso da LGPD que foi sancionada em agosto de 2018. A lei estabelece as regras sobre coleta, armazenamento e tratamento dos dados pessoais possibilitando uma maior proteção e com penalidades para o não cumprimento.

 

Tendo isso em vista, é lei que as empresas administradoras das redes sociais precisam cuidar e proteger os seus dados, mas ainda assim a segurança acaba sendo comprometida, por isso este artigo conta com várias formas de como você pode proteger seu acesso às suas redes sociais.

 

  1. Senhas fortes

 

Senha é um assunto delicado e muita gente acaba esquecendo ao escolher uma opção com muitos números ou variáveis, porém é necessário.

Para facilitar crie um sistema de ordem dos tipos de caracteres e sempre inclua: letras maiúsculas, letras minúsculas, caracteres especiais e números. Saiba que quanto maior o número de caracteres, mais difícil descobrir a senha.

 

Jamais utilize número de CPF (mesmo que parcial), data de nascimento ou número de RG. Assim como facilita para você, também fica mais frágil ao acesso das pessoas não autorizadas.

 

Se possível, atualize a senha a cada 30 ou 60 dias.

 

Hoje em dia também é possível fazer o chamado “login social” para acessar diversos serviços e plataformas através das redes sociais. O mais comum é fazer o acesso automático com o botão entrar no facebook. Se você optar por utilizar esse tipo de acesso, o cuidado precisa ser redobrado com a senha da rede social.

 

  1. Cuidado com links desconhecidos

 

É muito comum recebermos e-mails e SMS com links de origem duvidosa. Os autores criam um texto chamativo que apela para o gatilho da curiosidade: oferecendo um emprego ou cobrando uma dívida inexistente entre outros.

Essa é a forma mais comum de furtar os dados que estão no seu celular ou computador e também de tomar posse do seu whatsapp.

 

  1. Proteja seu whatsapp

 

Uma pesquisa feita pela  “Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria no Brasil”, revelou que 43% dos usuários do WhatsApp no Brasil foram alvo de algum tipo de estelionato. Os golpes mais comuns de invasão de redes sociais se dão por meio da rede social de mensagens.

O aplicativo conta com uma proteção extra, chamada confirmação de duas etapas. Se ainda não ativou no seu celular, siga os passos abaixo:

  1. Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
  2. Clique em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
  3. Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
  4. Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
  5. Toque em Avançar.
  6. Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.

 

  1. Aumente a segurança do seu Facebook e Instagram

 

O Facebook e o Instagram oferecem a autenticação de dois fatores para aumentar a segurança e dificultar o acesso de terceiros. Dessa forma é possível aprovar a tentativa de login de dispositivos conhecidos e usar códigos de recuperação.

 

4.1. Como ativar autenticação de dois fatores no Facebook

 

  1. Faça login para entrar no facebook
  2. Clique na seta para baixo no canto superior direito do Facebook e em Configurações > Segurança e login, para acessar as Configurações de segurança e login da sua conta;
  3. Escolha a opção Usar autenticação de dois fatores e clique em Editar;
  4. Escolher o método de autenticação que deseja adicionar* e seguir as instruções na tela;
  5. Clique em Ativar depois de ter selecionado e configurado um método de autenticação.

 

Códigos de SMS no seu celular

– Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros.

 

É necessário configurar pelo menos uma dessas opções para usar a autenticação de dois fatores e garantir mais segurança aos seus acessos.

 

4.2 Como proteger sua conta no Instagram 

 

  1. Abra seu perfil e clique nas três linhas horizontais no canto superior direito do aplicativo
  2. Clique na opção “configurações” e na sequência clique em “autenticação de dois fatores”
  3. Após escolher a autenticação, abrirá uma nova janela com três opções. Daí, você é quem escolhe o que será mais prático para você.

 

  • WhatsApp: você receberá código no aplicativo de mensagens. (cuidado com essa opção pelos motivos citados lá no começo do artigo)
  • SMS: O Instagram envia uma mensagem de texto ao telefone cadastrado.
  • Aplicativo de autenticação: é um aplicativo instalado em seu aparelho (o Google Authenticator é a opção mais famosa) que confirma a confiabilidade do dispositivo usado para o login.

 

A prevenção é sempre a melhor solução

 

Agora que você aprendeu as formas de proteger seus acessos nas redes sociais, aplique agora mesmo! Se previna o quanto antes. Infelizmente é difícil saber se tentarão invadir nossas redes e/ou quando vão tentar acessar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *