Pense em uma campanha de marketing como uma grande máquina.
Você insere conteúdo, produtos, anúncios, blogs, site, mídia social, mecanismos de pesquisa, influenciadores, marketing de afiliados, resenhas, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), e depois de muita moagem em engrenagens complexas, a máquina gera resultados na forma de vendas, reconhecimento da marca, clientes fiéis e muito mais.
Mas esta máquina também tem um monte de alavancas que você pode puxar entre “entrada” e “saída”. Essas alavancas são táticas de marketing que podem mudar seus resultados.
Eles podem melhorar a velocidade ou a precisão do seu marketing, orientar sua estratégia de marketing ou maximizar a eficiência ou o retorno do investimento.
O poder dos dados
Você quer ser capaz de puxar essas alavancas de marketing com confiança. A melhor maneira de fazer isso é com dados (que são bem mais acessíveis e em tempo real no marketing digital do que no marketing tradicional!).
Felizmente, coletar dados é basicamente uma alavanca sem consequências que você pode puxar sempre que quiser dar uma olhada em como a máquina está funcionando.
Os dados ajudarão você a corrigir o curso, alterar seu conteúdo ou entrada de orçamento e informar quais outras alavancas precisam ser puxadas e quando.
É valioso para profissionais de marketing de mídia social, profissionais de marketing de busca, profissionais de marketing de conteúdo, seja qual for o tipo de profissional de marketing que você seja, os dados ajudam a definir o sucesso do seu plano de marketing digital.
Alavanca nº 1: A Alavanca do Público
No marketing digital, todos que veem seu conteúdo fazem parte do seu público.
Esse é um grande grupo potencial de observadores! Entre todas as impressões, no entanto, está o público que suas campanhas de marketing online realmente alcançam, usuários da internet que engajam, comentam, compartilham, clicam e compram seus produtos ou serviços. Este é o seu público-alvo.
Puxar essa alavanca significa que você ficará muito mais confiante em usar as opções para atingir seu público-alvo. Para ficar confiante, você pode usar dados para criar campanhas de mídia social incríveis.
O que medir? Você quer entender onde está seu público-alvo, do que eles estão falando, o que pensam de sua empresa ou marca e onde estão na jornada do cliente – o caminho para a compra.
Alavanca #2: A Alavanca da Plataforma
Esta é uma alavanca com muitas opções!
Quando você está confiante em puxar essa alavanca, você sabe quais plataformas (Facebook Ads e Google Ads) seu marketing deve incluir e em quais canais você deve anunciar, e também quais tipos de campanhas e conteúdo têm melhor desempenho em cada um.
Este é um desafio melhor enfrentado com dados. Ao implantar campanhas de marketing em diferentes plataformas, você pode testar e saber o que dá resultados e o que não dá.
Os dados o guiarão para tomar as decisões corretas sobre onde concentrar seus esforços e quanto orçamento aplicar.
Alavanca nº 3: A Alavanca de Marketing Criativo
Essa alavanca tem a ver com sua entrada de conteúdo. Esteja você criando imagens, fotos ou vídeos para colocar em seus canais de mídia social ou em seu site, ou fazendo anúncios para implantar em mídias sociais, mecanismos de pesquisa ou na rede de exibição, você precisará de recursos visuais de mídia digital incríveis.
Os ativos criativos podem fazer ou quebrar uma campanha de marketing.
Ao puxar a alavanca criativa, você está se concentrando em fazer com que seus ativos criativos funcionem melhor e contribuam com mais benefícios na máquina de marketing.
Cada plataforma, das diversas redes de mídia social à pesquisa e exibição, possui diferentes opções, aspectos e especificações para ativos criativos.
Depois de certificar-se de que está implantando o tipo certo de criativo, é quando você pode começar a usar os dados para testar e avaliar se está funcionando.
Você quer que seu público responda e se envolva com a história que a imagem ou o vídeo conta (especialmente se você estiver usando anúncios em carrossel).
Você quer que o criativo seduza cliques e vendas! Se não estiver fazendo isso, é quando você sabe puxar a alavanca e mudar para cima!